Pages

Subscribe:

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

MÉTODO PEPS, UEPS E MPM - GESTÃO DE ESTOQUES


Hoje falaremos um pouco sobre 3 melhores métodos de para controle de estoques, confira quais são eles:

1. Método PEPS
método PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) obedece a uma ordem cronológica à medida que as mercadorias entram e saem do estoque. Assim, quando as vendas acontecem, dá-se baixa nas primeiras unidades que entraram, ou seja, as mercadorias que chegaram primeiro, são as primeiras a serem despachadas, seja para produção, seja na efetivação das vendas.
Neste método de gestão de estoque, usam-se os custos dos lotes mais antigos quando as mercadorias deixam o estoque, partindo para o segundo lote mais antigo e, assim, sucessivamente. A circulação dos produtos ocorre de forma ordenada e contínua, refletindo com precisão o seu custo real.

2. Método UEPS

método UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair) segue o raciocínio contrário ao do método anterior, o PEPS. Funciona assim: o custo do estoque leva em consideração o preço das ultimas unidades que foram adquiridas e lançadas no controle de estoque.
Neste método de gestão de estoqueos preços mais recentes é que valem, já que repercutem os últimos gastos com a reposição de mercadorias. O PEPS é um dos métodos recomendados, sendo inclusive utilizado pelo Fisco. O problema é que este método não é aplicável em todos os setores, tornando-se inviável, por exemplo, nas empresas que lidam com gêneros perecíveis como alimentos.

3. Método MPM

O método MPM (Média Ponderada Móvel ou Preço Médio Ponderado)é bastante utilizado no Brasil pela sua facilidade de implementação. Funciona da seguinte forma: o estoque é controlado permanentemente e, a cada aquisição de mercadorias, o cálculo de custos é refeito. Somam-se os custos do primeiro lote com os do segundo lote e divide-se pela quantidade total de produtos. Este controle faz com que o preço médio do patrimônio estocado ofereça uma rentabilidade mediana e segura.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários serão moderados.