Pages

Subscribe:

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO



Existem várias formas de classificar os sistemas de produção.

• pelo grau de padronização dos produtos; 

sistemas que produzem produtos padronizados, que são aqueles bens ou serviços que apresentam alto grau de uniformidade, geralmente são produzidos em grande escala e os clientes esperam encontrá-los a sua disposição;
                 • seus sistemas produtivos podem ser organizados de forma a padronizar mais facilmente os recursos produtivos (máquinas, homens e materiais), os métodos de trabalho e controles, contribuindo para uma maior eficiência do sistema, com conseqüente redução dos custos.

sistemas que produzem produtos sob medida, que são bens ou serviços customizados para um cliente em específico, geralmente estes produtos não são produzidos para estoque e os lotes normalmente são unitários;
                 • devido ao fato do prazo de entrega ser um fator determinante no atendimento ao cliente, os sistemas que trabalham sob encomenda normalmente possuem grande capacidade ociosa. Possuem grande dificuldade em padronizar os métodos de trabalho e os recursos produtivos, gerando produtos mais caros do que os padronizados. A automação dos processos é menos aplicável visto que a quantidade produzida não justifica os investimentos.

 • pelo tipo de operação que sofrem os produtos;

 processos contínuos;
                  envolvem a produção de bens ou serviços que não podem ser identificados individualmente. Normalmente são empregados quando existe uma alta uniformidade na produção e demanda fazendo com que produtos e processos produtivos sejam totalmente interdependentes, favorecendo a automatização, não existindo flexibilidade no sistema.
                • são necessários altos investimentos em equipamentos e instalações;
                • a mão-de-obra é empregada apenas para a condução e manutenção das instalações, sendo seu custo insignificante em relação aos outros fatores produtivos.
                exemplos: energia elétrica, petróleo e derivados, produtos químicos de uma forma geral, serviços de aquecimento e ar condicionado, de limpeza contínua, etc.

processos discretos; 
                envolvem a produção de bens ou serviços que podem ser isolados, em lotes ou unidades, particularizando-os uns dos outros. Este tipo de processo se divide em:

 repetitivos em massa;
                são aqueles empregados na produção em grande escala de produtos altamente padronizados.
 A demanda pelos produtos normalmente é estável fazendo com que seus projetos tenham pouca alteração no curto prazo, possibilitando a montagem de uma estrutura produtiva altamente especializada e pouco flexível, onde os altos investimentos possam ser amortizados durante um longo prazo.
                exemplos: automóveis, eletrodomésticos, produtos têxteis, produtos cerâmicos, abate e beneficiamento de aves, suínos, gado, etc., e a prestação de serviços em grande escala como transporte aéreo, editoração de jornais e revistas, etc.

 - repetitivos em lotes;
                se caracterizam-se pela produção de um volume médio de bens ou serviços padronizados em lotes, sendo que cada lote segue uma série de operações que necessitam ser programadas a medida que as operações anteriores forem realizadas. o sistema produtivo deve ser relativamente flexível, empregando equipamentos pouco especializados e mão-de-obra polivalente, visando atender diferentes pedidos dos clientes e flutuações da demanda.
                exemplos: produtos têxteis em pequena escala, sapatos, alimentos industrializados, ferragens, restaurantes, etc.

 por projeto;

                Os processos por projeto tem como finalidade o atendimento de uma necessidade específica dos cliente, com todas as suas atividades voltadas para esta meta. Os produtos têm uma data específica para serem concluídos e, uma vez concluídos, o sistema produtivo se volta para um novo projeto; são concebidos em estreita ligação com os clientes, de modo que suas especificações impõem uma organização dedicada ao projeto; exige-se alta flexibilidade dos recursos produtivos.
                exemplos: navios, aviões, usinas hidroelétricas, etc., e na prestação de serviços específicos como agências de propaganda, escritórios de advocacia, arquitetura, etc.

• pela natureza do produto;

                Os sistemas de produção podem estar voltados para a geração de bens ou de serviços. Quando o produto fabricado é algo tangível, como um carro, uma geladeira ou uma bola, podendo ser tocado e visto, diz-se que o sistema de produção é uma manufatura de bens. Por outro lado, quando o produto gerado é intangível, podendo apenas ser sentido, como uma consulta médica, um filme ou transporte de pessoas, diz-se que o sistema de produção é um prestador de serviços.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários serão moderados.