Pages

Subscribe:

domingo, 20 de dezembro de 2015

INVENTÁRIO PERIÓDICO E ROTATIVO - GESTÃO DE ESTOQUES


O inventário de estoques constitui-se em uma ferramenta de importância fundamental para o aperfeiçoamento dos controles internos da organização, mitigando riscos de perdas, proporcionando maior acuracidade nos custos com a operação e atendendo de forma eficiente à legislação de referência.

Os inventários de estoque são classificados como:
Inventário Rotativo
É uma importante ferramenta para obter uma alta acuracidade em estoques, sendo realizado constantemente contagens físicas programadas, com seus critérios e ciclos definidos em função da classificação ABC, contribuindo também, para identificação imediata e correções de eventuais falhas no processo operacional.
Inventário Periódico
O inventário periódico além de ter como objetivo principal a elaboração de demonstrativos financeiros, também evidencia as falhas nos controles operacionais.

Metodologia
Os trabalhos são realizados dentro de padrões técnicos, normas e procedimentos para execução de inventários de estoque, observados as diretrizes da Instituição e as melhores práticas administrativas requeridas para esse serviço.
São adotados os seguintes passos para a execução dos serviços:
  • Comunicações internas - São efetuadas as comunicações internas necessárias, visando dar conhecimento sobre a execução dos trabalhos, sua importância e os cuidados que deverão ser adotados por todos para garantir a maior qualidade dos resultados;
  • Apresentação de cronograma de execução dos trabalhos - O cronograma é apresentado e ajustado conforme a necessidade da Companhia, antes do inicio da execução dos serviços.
  • Cut-off - Procedimento de grande importância para garantir a precisão e a confiabilidade do inventário, consiste no marco de interrupção temporária do fluxo de entrada e saída de materiais, enquanto é realizada a contagem.
Deve ser determinado que, durante a contagem de um item de estoque, nenhuma movimentação deve ser realizada, até que se conclua a contagem.
Verificação da organização do item a ser contado, com segregação e classificação de eventuais itens não pertencentes à espécie objeto de inventário.

Recursos Humanos Envolvidos
Para a contagem, é empregada uma equipe de técnicos auxiliares de inventário, encarregados do levantamento físico e supervisores encarregados da conferência e recontagem.

Tecnologias Envolvidas
Para obtermos o resultado esperado, dentro de padrões técnicos e altamente qualificado, utilizamos, além de softwares próprios, os seguintes recursos tecnológicos:
  • Handhelds e coletores de dados - A contagem física é realizada através desses equipamentos que apresentam a vantagem deassegurar maior rapidez na execução e aumentar a confiabilidade.
  • Balanças contadoras de alta precisão - Para contagem de peças que apresentam tecnicamente, tamanhos e pesos homogéneos, como parafusos, arruelas, porcas pequenas e outras.
  • Etiquetas autocolantes com código de barras - São utilizadas como Ficha de Inventário de Estoque, sendo seu uso necessário para garantir melhor controle e confiabilidade ao inventário.
  • Computadores e Notebook’s - Equipamentos necessários para ajustes e inclusão de dados.
  • Impressoras wireless - É utilizado para emissão imediata de relatórios de conferência, que antecedem aos ajustes e inclusão de dados.
  • Transceptores de média distância - São utilizados para comunicação constante entre os auxiliares e o supervisor durante o inventário.
  • Câmera digital - É utilizado para documentar situações que serão circunstanciadas no relatório final.

Produtos Oferecidos
Ao final dos trabalhos, são apresentados os seguintes produtos:
  • Relatório do inventário, contendo:
  • Resultado do levantamento físico;
  • Comparação entre os dados coletados e a base fornecida pela Companhia, de modo a apontar as sobras, faltas e divergências;
  • Conciliação física – contábil;
  • Arquivo eletrônico contendo os dados sobre os materiais inventariados;
  • Relato circunstanciado das ocorrências verificadas durante a realização dos serviços;

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários serão moderados.