A função compras tem por finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços, planejá-las quantitativamente e satisfazê-las no momento certo com as quantidades necessárias, verificando se recebeu efetivamente o que foi comprado e providenciar armazenamento.
No processo de fabricação, antes de se dar início à primeira operação, os materiais e insumos gerais devem estar disponíveis, mantendo-se, com certo grau de certeza, a continuidade de seu abastecimento, a fim de atender as necessidades ao longo do período. Logo, a quantidade dos materiais e a sua qualidade devem ser compatíveis com o processo produtivo.
Para manter um volume de vendas e um perfil competitivo no mercado e, conseqüentemente, gerar lucros satisfatórios, é preciso minimizar os custos continuamente. O principal ponto de minimização devem ser os materiais utilizados, já que se referem a uma parcela considerável na estrutura do custo total.
Os objetivos básicos de uma seção de compras são:
- Obter um fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender aos programas de produção;
- Coordenar esse fluxo de maneira que seja aplicado um mínimo de investimento que afete a operacionalidade da empresa;
- Comprar materiais e insumos aos menores preços, obedecendo padrões de quantidade e qualidade definidos;
- Procurar sempre, dentro de uma negociação justa e honesta, as melhores condições para a empresa, principalmente em condições de pagamento.
Um dos parâmetros importantes para o bom funcionamento da seção de compras é a previsão das necessidades de suprimento. Nunca é demais insistir na informação das quantidades, qualidades e prazos que são necessários para a empresa operar. São estas informações que fornecem os meios eficientes para o comprador executar o seu trabalho, devendo Compras e Produção disporem do tempo necessário para negociar, fabricar e entregar os produtos solicitados.
Com os preços de venda tão competitivos, os resultados da empresa deverão vir do aumento da produtividade, da melhor gestão de material e de compras mais econômicas.
A necessidade de se comprar cada vez melhor é enfatizada por todos os empresários, juntamente com as necessidades de estocar em níveis adequados e de racionalizar o processo produtivo. Existem certos mandamentos que definem como comprar bem e que incluem a verificação dos prazos, preços, qualidade e volume. No entanto, manter-se bem relacionado com o fornecedor, antevendo eventuais problemas que possam prejudicar a empresa no cumprimento de suas metas de produção, é talvez, o mais importante na época de escassez e altos preços.
A potencialidade do fornecedor deve ser verificada, assim como suas instalações e seus produtos. O seu balanço deve ser cuidadosamente analisado. Com um cadastro atualizado e completo de fornecedores e com cotações de preços feitas semestralmente, muitos problemas serão evitados.
Organização das compras
Independente do porte da empresa, os princípios básicos da organização de compras constituem-se de normas fundamentais assim consideradas:
- Autoridade para compra
- Registro de compras
- Registro de preços
- Registro de estoques e consumo
- Registro de fornecedores
- Arquivos e especificações
- Arquivos e catálogos
Completando a organização, podemos incluir como atividades típicas da seção de compras:
a) Pesquisa de Fornecedores
- Estudo de mercado
- Estudo de materiais
- Análise de custos
- Investigação das fontes de fornecimento
- Inspeção das fábricas dos fornecedores
- Desenvolvimento de fontes de fornecimento
- Desenvolvimento de fontes de materiais alternativos
b) Aquisição
- Conferência de requisições
- Análise das cotações
- Decidir entre comprar por meios de contratos ou no mercado aberto
- Entrevistar vendedores
- Negociar contratos
- Efetuar as encomendas de compras
- Acompanhar o recebimento de materiais
c) Administração
- Manutenção de estoques mínimos
- Transferências de materiais
- Evitar excessos e obsolescência de estoque
- Padronizar o que for possível
d) Diversos
- Fazer estimativa de custo
- Dispor de material desnecessários, obsoletos ou excedentes
- Cuidar das relações comerciais recíprocas.
Além das atividades acima citadas, outras responsabilidades poderão ser partilhadas com outros setores:
- Determinação do que fabricar ou comprar
- Padronização e simplificação
- Especificações e substituições de materiais
- Testes comparativos
- Controle de estoques
- Seleção de equipamentos de produção
- Programas de produção dependentes da disponibilidade de materiais.
O volume de operações de compras, dependendo do empreendimento, pode alcançar quantidades apreciáveis, nestes casos é preciso saber se todas a compras devem ser feitas em um ponto centralizado, ou estabelecer-se em seções de compras separadas para cada fábrica ou divisão operacional.
As razões para estabelecer a descentralização das compras podem ser assim resumidas:
- Distância geográfica
- Tempo necessário para a aquisição de materiais
- Facilidade de diálogo
A centralização completa das compras apresenta as seguintes vantagens:
- Oportunidade de negociar maiores quantidades de materiais
- Homogeneidade da qualidade dos materiais adquiridos
- Controle de materiais e estoques.
A pesquisa é o elemento básico para a operação da seção de compras. Mais do que nunca, a função compras requer procura sistemática e análise dos fatos, a fim de inteirar-se dos novos desenvolvimentos e das técnicas crescentes, bem como da estrutura econômica dos fornecedores com os quais a empresa negocia.
A função principal da pesquisa de compras é suprir com informações e orientação analítica os departamentos interessados. O campo da pesquisa de compras pode ser dividido em áreas distintas, onde se aplicam essas atividades.
- Estudo dos materiais – avaliação das necessidades da empresa para períodos que variam de um a dez anos, tendência a curto e a longo prazo das ofertas e demandas, tendências dos preços, melhorias tecnológicas, perspectivas para possíveis substitutos, desenvolvimento de padrões e especificações.
- Análise econômica – efeito dos ciclos econômicos sobre os materiais comprados em função das necessidades, tendências de preços gerais, influência das variações econômicas sobre fornecedores e concorrentes.
- Análise de fornecedores – qualificações de fornecedores ativos e em potencial, estudo das instalações dos fornecedores, avaliação do seu desempenho, análise da condição financeira.
- d) Análise do custo e do preço – razões subjacentes às variações dos preços, estudo comparativo de peças semelhantes, análise dos custos e margens de lucro de um fornecedor, investigações a métodos alternativos de fabricação e de especificações de materiais.
- Análise das embalagens e transportes – efeito das localizações dos fornecedores sobre os custos, métodos alternativos de despachos, reclassificação dos artigos, introdução das melhorias nas embalagens, métodos melhorados de manipulação dos materiais.
- Análise administrativa – controle de formulários, simplificação do trabalho, emprego de processamento eletrônico de dados, preparação de relatórios.
Todos os departamentos funcionais dentro de uma empresa geram informações para o sistema de compras, ou requerem informações por causa do mesmo. Vejamos os mais importantes:
- Produção. A relação entre ambos deverá ser considerada mais do ponto de vista do seu objetivo comum, que é contribuir efetivamente para o benefício geral da empresa. Deste ponto de vista, há uma excelente razão para que nem um nem outro predominem em suas funções.
- Engenharia. A cooperação entre Compras e Engenharia concentra-se, principalmente, ao redor dos assuntos concernentes ao projeto, planejamento e especificações preliminares às verdadeiras exigências de produção.
- Contabilidade. Cada compra efetuada representa um dispêndio, ou um compromisso dos fundos da empresa. Essa compra põe em ação uma série de operações de contabilidade. A relação entre compras e contabilidade é, portanto, de vital importância e é, freqüentemente, iniciada antes que a compra seja realmente realizada.
- Vendas. O departamento de vendas deve manter o de Compras informado quanto às cotas de vendas e quanto às expectativas das mesmas, que servem como um índice das prováveis quantidades de materiais necessários. Nas empresas industriais esse relacionamento já está transferindo-se para o P.C.P, que fica responsável por essas informações.
- P.C.P. A relação existente entre Compras e o P.C.P (Planejamento de Compras) é inerentemente tão estreita e tão fundamental que ambos se encontram combinados em mais de metade das organizações industriais. Do ponto de vista funcional, o efeito almejado por esta estreita colaboração é estender a responsabilidade pelos materiais, desde o momento de aquisição até ao de entrega e utilização.
- Controle de qualidade. A primeira responsabilidade das Compras para com o Controle de Qualidade é adquirir materiais e produtos que satisfaçam às especificações. O Controle de qualidade geralmente faz testes de materiais comprados. Nesse caso, deve-se esclarecer a Seção de Compras e, por intermédio desta, o fornecedor sobre quais métodos de teste serão aplicados e qual será o critério adotado para sua aceitabilidade.
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