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sexta-feira, 4 de maio de 2012

PRODUTO MODULAR




A modularidade surgiu como vantagem competitiva na indústria de computadores na década de 60, demonstrando grande importância no processo de desenvolvimento de produto. Este conceito já é usado na produção desde o início do século, porém seu uso em projetos é uma tendência atual, não só no ramo de tecnologia da informação, mas também na indústria em geral. Esta abordagem tem sido uma tendência crescente na indústria automobilística, devido em grande parte à complexidade de seus produtos e a dificuldade de controle de seus fornecedores. Isso tem levado a grandes avanços nesta área de pesquisa.

Modularidade

Modularidade é uma estratégia para construir processos ou  produtos complexos a partir de pequenos subsistemas que podem ser desenvolvidos individualmente, mas que funcionam como um conjunto integrado. A modularidade é viabilizada pela divisão das informações em visíveis e ocultas.
As informações visíveis são decisões que influenciam decisões subsequentes do processo. São divididas em três categorias:

  • arquitetura, que especifica os módulos do sistema e suas funções;
  • interfaces, que descrevem em detalhes a interação entre os módulos , sua conexão e comunicação;
  • padrões, para verificar a conformidade do módulo à configuração do produto ou processo e medir seu desempenho em relação aos demais módulos.
Os parâmetros ocultos são decisões que não afetam o desenvolvimento além dos módulos locais.
Esta divisão entre as informações visíveis e ocultas deve ser precisa, sem ambigüidade e completa, senão a modularidade perde seus efeitos e faz com que enfraqueça a integração dos módulos.
 
 

Produto Modular

Produtos modulares são produtos, sistemas ou componentes que executam suas funções através  da combinação de diferentes módulos. Os módulos são componentes, subsistemas e mecanismos que interagem com módulos distintos resultando em diferentes variantes do produto. Deste modo, a modularidade permite a produção de diferentes produtos pela combinação de componentes padrão.

Tipos de Modularidade

Baseado nas interações com o produto, três categorias de modularidade podem ser definidas:
  • Component-swapping modularity. Ocorre quando dois ou mais diferentes módulos  são combinados com uma plataforma básica criando variantes de produtos pertencentes à mesma família.
  • Compontent-sharing modularity. É o caso complementar ao anterior. Várias plataformas básicas, divindo o mesmo módulo, formam diferentes variantes de produto pertencentes à diferentes famílias.
  • Bus Modularity. Ocorre quando uma plataforma básica pode ser trocada  por um ou vários módulos. Este tipo permite a variação no número e na localização dos módulos.

Vantagens

A modularidade possibilita que se tenha  uma gama variada de produtos, com respostas rápidas às mudanças de desejo e necessidades dos consumidores. Com estrutura modular de produto, os engenheiros têm maior liberdade para projetar seus módulos, sem dependência direta de outras etapas de projeto. Devido a esta independência, aumenta-se a intensidade de inovações no projeto, pois os engenheiros podem criar e testar diferentes soluções dentro de seus próprios módulos, devendo respeitar somente as regras visíveis ou interfaces do sistema. Outro reflexo imediato é o alcance mais rápido de soluções melhoradas pois os problemas são resolvidos com maior facilidade.Com este método, os fornecedores têm a sua atuação no processo de desenvolvimento de produtos facilitada, devido à independência que lhes é conferida. Além disso, o produto modular facilita a logística/distribuição com a diminuição de fornecedores, através da delegação de subsistemas menores aos fornecedores dos módulos.

Exemplos

Os exemplos apresentados são casos práticos da IBM,  Mercedes-Benz e Kodak, demonstrando formas distintas de modularidade.1 .  IBM
Em 1964, a IBM desenvolveu o Sistema/ 360 que consistia de uma família de computadores de diferentes tipos e aplicações, todos porém utilizando o mesmo conjunto de informações e podendo compartilhar periféricos. Os projetistas do Sistema/ 360 dividiram o projeto de processadores e periféricos  em informações visíveis e ocultas. As regras visíveis foram estabelecidas e reforçadas por um escritório central, fazendo com que os módulos das máquinas funcionassem quando juntas. Com essa abordagem e a possibilitação de compatibilidade com os softwares existentes, a IBM obteve como resultado um enorme sucesso comercial e financeiro para a companhia e seus clientes. A modularidade também aumentou os domínios da IBM a longo prazo, já que várias empresas passaram a produzir módulos compatíveis à suas máquinas, como impressoras, terminais, memórias, softwares e eventualmente até mesmo CPU's.
2. Mercedes-Benz
A modularidade foi implantada na Mercedes-Benz, no Alabama, no projeto de um utilitário esportivo. Ao invés de gerenciar um complexo sistema de fornecedores, contendo centenas deles, a empresa estruturou o produto em poucos e grandes módulos. O cockpit, por exemplo, incluindo air bags, ar condicionado, coluna de direção, volante, etc, formam um módulo separado, fornecido pela Delphi Automotive Systems. A Delphi, por sua vez, é responsável pelo gerenciamento dos fornecedores dos componentes do cockpit. As especificações da Mercedes-Benz tornaram-se visíveis para os fornecedores coordenarem as atividades de seus subfornecedores.
3. Kodak
Com a modularidade, a Kodak nos anos 90 venceu a concorrência com a Fuji e  aumentou sua participação no mercado. A Kodak desenvolveu diferentes modelos de uma mesma plataforma em comum. Entre 1989 e 1990, a empresa reprojetou seus produtos de modo que compartilhassem módulos e processos de produção em comum, que resultou em reduzido tempo de desenvolvimento de produto e baixos custos. Este tipo de modularidade foi citado anteriormente como component-swapping modularity, mas também é conhecida como plataforma de produtos.

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