Falar algo errado para seu chefe realmente pode prejudicar sua carreira. Por isso listamos dez coisas que nunca devem ser ditas, desde se vangloriar por pensar ser insubstituível até negar-se a trabalhar com um colega. Confira!
1 – Anote isso para mim
Em uma reunião, fazer anotações para consultar posteriormente é de grande valor. Mas elas devem ser feitas por você mesmo, não seria nada responsável pedir para seu chefe fazê-las e depois lhe entregar uma cópia.
2 – Comprei passagens para o mês que vem
Não programe sair de férias sem antes consultar seu chefe. A empresa pode estar passando por um momento onde sua presença seja relevante, portanto, verifique se há disponibilidade com seu patrão antes de tomar qualquer decisão irreversível.
3 – Foi mal
Não há nada pior que um empregado que comete um erro e acha que não foi nada demais. Quando fizer algo errado, responsabilize-se por isso e mostre que sabe qual foi a gravidade. Responder com palavras do tipo “foi mal” revela que você não se importa com o que aconteceu.
4 – Não posso trabalhar com o João
Recusar-se a trabalhar com um colega é uma clara evidência de que não tem facilidade com trabalho em equipe. Em vez de se negar a realizar tarefas com outra pessoa, você poderá dizer: “Acho difícil trabalhar com João por causa disso ou aquilo. Você tem algum conselho sobre o que posso fazer?”.
5 – Não sei o que fariam sem mim
Ninguém é insubstituível, nem mesmo o dono da empresa em que trabalha. Agir dessa maneira irá marcá-lo como uma pessoa arrogante.
6 – Faço assim ou eu saio
Quando for pedir por algo, nunca imponha sua vontade por fazer ameaças. Lembre-se que fazer as coisas à base da chantagem faz com que outras pessoas percam o respeito por você e arruína o relacionamento com seu chefe.
7 – Recebi uma oferta nova, você pode cobri-la?
Usar uma nova oferta de trabalho como moeda de troca por um aumento de salário pode ser tentador, mas muitas vezes termina mal. Primeiro, seu chefe pode dizer para aceitar a nova proposta e talvez não seja exatamente isso que você queira. Segundo, mesmo que o empregador não cubra a oferta, agora ele irá saber que você está preocupado em sair, com isso seu nome pode ir para o topo da lista de cortes da empresa, caso seja necessário fazer.
8 – E qual é o problema?
Interrogações como essa, feitas em tom agressivo e irônico, são desrespeitosas. Se seu gestor está preocupado com alguma coisa, você precisa se preocupar com isso também! Caso realmente não entenda qual é o problema, peça para seu chefe explicar o que está acontecendo.
9 – Não posso fazer isso porque tenho que fazer aquilo
Não diga que não pode fazer algo que seu gerente está lhe pedindo. Em vez disso, se há um conflito com outro projeto, explique o que está acontecendo e pergunte que é mais importante.
10 – Isso não faz parte do meu trabalho
Dizer que algo não está na descrição do seu trabalho é uma boa maneira de perder o apoio do seu chefe. As descrições de trabalho são tão abrangentes, que maioria das pessoas acaba fazendo um trabalho que não se enquadra perfeitamente dentro do que lhe foi proposto (isso é o que ”e as demais funções atribuídas” significa). Lembre-se, você quer se tornar mais valioso para seu empregador, e não menos.
Fonte: Money
0 comentários:
Postar um comentário
Comentários serão moderados.