O Planejamento Avançado da Qualidade do Produto é conhecida como uma ferramenta da qualidade automotiva, com foco nos inúmeros estágios de desenvolvimento de um produto.
Apresenta requisitos designados para a produção de um plano da Qualidade do produto, que ofereça suporte ao desenvolvimento de um produto ou serviço que resulta na satisfação do cliente final.
Benefícios do APQP
- Redução na complexidade do planejamento da Qualidade do produto para o cliente e organizações;
- Um meio para as organizações comunicarem de forma fácil os requisitos do planejamento da Qualidade do produto e fornecedores.
Abaixo um exemplo clássico de um desenvolvimento de projeto sem planejamento adequado.
O principal objetivo do ciclo de Planejamento da Qualidade do Produto é:
Planejamento avançado:
Os primeiros três quartos do ciclo são desenvolvidos para o planejamento prévio da Qualidade do produto através da validação do produto ou processo.
Implementação:
O últimos quarto é o estágio em que a importância da avaliação dos resultados tem duas funções que são determinar se o cliente está satisfeito e a prestação de suporte em busca pela melhoria continua.
Fases do APQ
- Planejamento;
- Verificação do produto;
- Verificação do projeto;
- Validação do produto;
- Feedback;
Para apresentar as fases deste planejamento, vou detalhar de forma resumida cada item para o seu melhor entendimento.
Planejamento
- Determinação das necessidades do cliente;
- Planejamento de um programa da Qualidade.
Verificação do projeto e desenvolvimento do produto
- Desenvolver especificações do projeto;
- Revisão crítica dos requísitos;
- Levantamento de problemas potencias no processo de manufatura
Verificação do projeto e desenvolvimento do projeto
- Desenvolvimento de um sistema de produção eficiente.
Validação do produto e processo
- Validar todos os processos de manufatura;
- Garantir as expectativas do cliente;
Feedback , avaliação e ação corretiva
- Melhoria contínua e satisfação do cliente.
Abaixo apresento um exemplo da matriz de responsabilidade que você pode aplicar durante a implementação do APQP.
O processo APQP requer o atendimento de um fluxo orientado para sua boa funcionalidade com o objetivo de seus resultados, abaixo relacionei alguns itens resumidos para que possamos entender suas etapas.
Organização de equipe
- Definição de uma equipe multifuncional para assegurar o planejamento efetivo da Qualidade do produto, devendo incluir representantes de diferentes funções tais como engenharia, qualidade, recursos humanos,vendas entre outros.
Definir abrangência
- Seleção de um líder da equipe do projeto;
- Definição de responsabilidades;
- Identificação dos clientes internos e externos;
- Definição dos requisitos do cliente;
- Avaliar viabilidade do projeto, desempenho e o processo de manufatura;
- Determinação de suporte;
- Identificação do processo e método de documentação.
Equipe de projeto
- A equipe deste projeto deve estabelecer um meio de comunicação eficiente entre cliente e empresa;
- Envolvimento do cliente e organização
- O cliente principal pode iniciar o processo de planejamento da Qualidade com a organização;
- A organização tem como obrigação estabelecer um equipe para gerenciamento;
- A organização deve esperar o mesmo desempenho de seus fornecedores.
Lembro que o mais interessante é que um projeto baseado no APQP mesmo requerendo envolvimento e tempo, temos ótimos resultados.
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