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quinta-feira, 19 de abril de 2012

APQP - PLANEJAMENTO AVANÇADO DA QUALIDADE DO PRODUTO




O Planejamento Avançado da Qualidade do Produto é conhecida como uma ferramenta da qualidade automotiva, com foco nos inúmeros estágios de desenvolvimento de um produto.
Apresenta requisitos designados para a produção de um plano da Qualidade do produto, que ofereça suporte ao desenvolvimento de um produto ou serviço que resulta na satisfação do cliente final.
Benefícios do APQP
  • Redução na complexidade do planejamento da Qualidade do produto para o cliente e organizações;
  • Um meio para as organizações comunicarem de forma fácil os requisitos do planejamento da Qualidade do produto e  fornecedores.
Abaixo um exemplo clássico de um desenvolvimento de projeto sem planejamento adequado.
O principal objetivo do ciclo de Planejamento da Qualidade do Produto é:
Planejamento avançado:
Os primeiros três quartos do ciclo são desenvolvidos para o planejamento prévio da Qualidade do produto através da validação do produto ou processo.
Implementação:
O últimos quarto é o estágio em que a importância da avaliação dos resultados tem duas funções que são determinar se o cliente está satisfeito e a prestação de suporte em busca pela melhoria continua.
Ciclo APQP


Fases do APQ
  • Planejamento;
  • Verificação do produto;
  • Verificação do projeto;
  • Validação do produto;
  • Feedback;




Para apresentar as fases deste planejamento, vou detalhar de forma resumida cada item para o seu melhor entendimento.
 Planejamento
  • Determinação das necessidades do cliente;
  • Planejamento de um programa da Qualidade.
 Verificação do projeto e desenvolvimento do produto
  • Desenvolver especificações do projeto;
  • Revisão crítica dos requísitos;
  • Levantamento de problemas potencias no processo de manufatura
 Verificação do projeto e desenvolvimento do projeto
  • Desenvolvimento de um sistema de produção eficiente.
 Validação do produto e processo
  • Validar todos os processos de manufatura;
  • Garantir as expectativas do cliente;
 Feedback , avaliação e ação corretiva
  • Melhoria contínua e satisfação do cliente.
Abaixo apresento um exemplo da matriz de responsabilidade que você pode aplicar durante a implementação do APQP.
Matriz de responsabilidades
O processo APQP requer o atendimento de um fluxo orientado para sua boa funcionalidade com o objetivo de seus resultados, abaixo relacionei alguns itens resumidos para que possamos entender suas etapas.
 Organização de equipe
  • Definição de uma equipe multifuncional para assegurar o planejamento efetivo da Qualidade do produto, devendo incluir representantes de diferentes funções tais como engenharia, qualidade, recursos humanos,vendas entre outros.
 Definir abrangência
  • Seleção de um líder da equipe do projeto;
  • Definição de responsabilidades;
  • Identificação dos clientes internos e externos;
  • Definição dos requisitos do cliente;
  • Avaliar viabilidade do projeto, desempenho e o processo de manufatura;
  • Determinação de suporte;
  • Identificação do processo e método de documentação.
 Equipe de projeto
  • A equipe deste projeto deve estabelecer um meio de comunicação eficiente entre cliente e empresa;
  • Envolvimento do cliente e organização
  • O cliente principal pode iniciar o processo de planejamento da Qualidade com a organização;
  • A organização tem como obrigação estabelecer um equipe para gerenciamento;
  • A organização deve esperar o mesmo desempenho de seus fornecedores.

Lembro que o mais interessante é que um projeto baseado no APQP mesmo requerendo envolvimento e tempo, temos ótimos resultados.

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