quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
O AVANÇO SEIS SIGMA EM MELHORIA
Introdução
Seis Sigma é uma estratégia gerencial quantitativa para o aumento da satisfação do cliente via lucratividade das empresas. Considera algumas etapas, sólido treinamento para os agentes de melhoria Seis Sigma e persistência no objetivo "redução de custos”, mediante trabalho contínuo sobre a otimização de processos.
Internacionalmente, a imprensa especializada em negócios não para de apresentar casos de
ganhos financeiros que as empresas vêm obtendo por meios do Seis Sigma. Em encontros
técnicos sobre qualidade, o grande destaque fica, rotineiramente, para essa metodologia.
Quando qualidade, redução de custos e, mais, ganhos financeiros aparecem juntos, não há
como desprezar a iniciativa que possa garanti-los.
A estratégia Seis Sigma
Estratégia gerencial disciplinada, altamente quantitativa, a finalidade da estratégia Seis Sigma é
aumentar substancialmente a lucratividade, por meio da melhoria da qualidade de produtos e
processos, desaguando na satisfação de clientes e consumidores.
Estes são os princípios sobre os quais se desenvolve:
Escala, utilizada para medir o nível de qualidade de um processo, atribuindo um número na
Escala Sigma à quantidade de defeitos por milhão. Sobe o valor na Escala Sigma, cresce o nível de qualidade; Meta, que objetiva a máxima proximidade com o defeito zero, ou seja, 3.4 defeitos para cada milhão de operações realizadas; Benchmark, comparativo do nível de qualidade de produtos, operações e processos. Estatística, ferramenta utilizada para a avaliação do desempenho; Filosofia, calcada na melhoria contínua dos processos e redução da variabilidade.
Redução de custos e aumentos da lucratividade;
Visão que objetiva não menos que levar a organização a ser a melhor em seu segmento.
Nem tudo é novo. Ou velho.
As ferramentas estatísticas utilizadas para o desenvolvimento da Metodologia Seis Sigma estão longe de construir novidade. Novas são a abordagem de processo e a implementação, singular e vigorosa.
Programas Seis Sigma entre os mais bem sucedidos apontam para alguns elementos:
Mensuração dos benefícios pelo aumento da lucratividade; Método estruturado para atingir as metas; Elevado comprometimento da alta administração da organização sem deixar de considerar, como fundamentais para o êxito, o foco na satisfação do consumidor, a infra-estrutura criada na organizada para apoio ao programa, a busca incessante da redução da variabilidade, a extensão para o projeto de produtos e processos e a aplicação efetiva a processos outros que não técnicos (administrativos, de serviços, transações etc...).
O papel do elemento humano na metodologia
O papel dos agentes de mudança Seis Sigma é fundamental para o sucesso do programa, em qualquer que seja a organização, automatizada ou ainda dependente de mão-de-obra humana direta. É preciso treinar pessoas que tenham o perfil apropriado para que assumam, de acordo com esse perfil, os papéis de patrocinadores ou de especialistas nos métodos e ferramentas. Via de regra, esses agentes de mudança Seis Sigma são designados:
Comitê Gestor Seis Sigma
Define os projetos, escolhe os campeões e facilitadores green belts, acompanha o andamento dos projetos e do programa.
Campeões - São colaboradores de nível gerencial, a quem caberá apoiar os projetos,
removendo possíveis barreiras ao seu desenvolvimento.
Facilitadores - também chamados de Master Black Belts, são os profissionais que assessoram o desenvolvimento do programa, atuando como mentores dos Black Belts e Green Belts. Fazem, em última análise, consultoria.
Black Belts - são os líderes de equipes, profissionais que conhecem bem sua área de trabalho, além de apresentarem características peculiares: iniciativa, entusiasmo, habilidades específicas e capacidade de influência.
Green Belts - são os participantes das equipes lideradas pelos Black Belts, ou que lideram suas próprias equipes na condução de projetos funcionais. Devem possuir características similares às dos Black Belts.
Por ser o Seis Sigma uma estratégia de negócios, todas as pessoas que compõem a
organização devem estar envolvidas, respeitados diferentes níveis de apoio e aprofundamento.
A seleção dos projetos Seis Sigma
A primeira etapa do processo para seleção de projetos Seis Sigma consiste na determinação, pela alta administração da organização, dos objetivos estratégicos do negócio e do grau de importância de cada um deles.
Uma vez selecionados, os projetos devem contar - a par de outras características - com elevado patrocínio da alta administração e de todos os gestores envolvidos.
É prudente levar em consideração a complexidade do problema a ser tratado pela Metodologia Seis Sigma, de forma a evitar que seu desenvolvimento e conclusão requeiram prazo muito longo, para garantir que todas as etapas concebidas sejam cumpridas, e não desconhecidas, no afã de levar o projeto a seu termo.
Não menos importante é escolher projetos que resultem em benefícios internos e externos,
sobretudo com relação à satisfação dos clientes/consumidores e aumento da eficiência dos
processos internos, com vistas a atingir a eficácia.
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