A matriz de priorização partiu da seguinte questão, o que é fazer primeiro: o importante ou o urgente?
Muitas pessoas passam horas no trabalho resolvendo problemas e não se dão conta que às vezes o que elas atacam é algo que não seria o mais indicado para aquele momento.
Mas então como podemos saber o que é o mais indicado? Através da Matriz de Priorização!
É uma ferramenta simples que ajuda muito quando temos vários problemas para resolver. Esta ferramenta se trabalha da seguinte forma:
1 – Matriz G.U.T (para priorizar problemas a serem tratados)
Considera a Gravidade, a Urgência e a Tendência do problema:
Gravidade: impacto do problema sobre operações e pessoas da empresa. Efeitos que surgirão em longo prazo em caso de não resolução.
Urgência: o tempo disponível ou necessário para resolver o problema.
Tendência: potencial de crescimento (piora) do problema.
É necessário que cada problema a ser analisado receba uma nota de 1 a 5 em cada uma das características: gravidade, urgência e tendência.
NOTA, Gravidade; Urgência e Tendência:
É necessário que cada problema a ser analisado receba uma nota de 1 a 5 em cada uma das características: gravidade, urgência e tendência.
NOTA, Gravidade; Urgência e Tendência:
Um exemplo utilizando Gravidade:
5; Extremamente grave; Extremamente urgente; Se não for resolvido e
piora imediatamente.
4; Muito grave; Muito urgente e Vai piorar a curto prazo
3; Grave; Urgente e Vai piorar a médio prazo
2; Pouco grave; Pouco urgente e Vai piorar a longo prazo
1; Sem gravidade; Sem urgência e Sem tendência de piorar
Exemplo da aplicação:
5; Extremamente grave; Extremamente urgente; Se não for resolvido e
piora imediatamente.
4; Muito grave; Muito urgente e Vai piorar a curto prazo
3; Grave; Urgente e Vai piorar a médio prazo
2; Pouco grave; Pouco urgente e Vai piorar a longo prazo
1; Sem gravidade; Sem urgência e Sem tendência de piorar
Exemplo da aplicação:
Matriz de Priorização – G.U.T – para priorização de problemas
PROBLEMAS ---------------------------G U T Total
Priorização
- Atraso na entrega 4 4 3 11 2°
- Alto gasto com materiais 2 2 1 5 4°
- Baixo índice de recompra 5 4 4 13 1°
- Problemas diciplinares 3 2 3 8 3°
- Atraso na entrega 4 4 3 11 2°
- Alto gasto com materiais 2 2 1 5 4°
- Baixo índice de recompra 5 4 4 13 1°
- Problemas diciplinares 3 2 3 8 3°
Me sigam no Twitter: @0vandersilva
0 comentários:
Postar um comentário
Comentários serão moderados.