1. Conceito de indicador
- É o parâmetro que medirá a diferença entre a situação desejada e a situação atual, ou seja, ele indicará um problema. O indicador permite quantificar um processo.
- São parâmetros representativos dos processos que permitem quantificá-los.
2. Características de um indicador
- Ser representativo;
- Fácil de entender;
A facilidade para que qualquer um tire suas conclusões a partir de um indicador é fundamental para a sua utilidade. - Testado no campo.
Um indicador não tem valor até que prove que realmente funciona. - Econômico;
Indicadores que dão trabalho para serem calculados não funcionam. - Disponível a tempo;
Dados atrasados não representam mais a situação atual. Devem estar disponíveis antes que a situação mude. - Compatível:
Ser compatível com os métodos de coleta disponíveis.
3. Indicadores de qualidade
- Estão mais ligado às saídas do processo
- Representam a eficácia com que o processo sob estudo atende às necessidades de seus clientes. Medem a satisfação do cliente.
- Indicam se seu processo está fazendo seus produtos/serviços certos.
4. Índices
Representam o padrão de medida ou unidade de medida dos indicadores, permitindo uniformidade, estabelecimento de metas e acompanhamento. Sempre que possível, usar valores relativos
Indicadores | Índices |
Satisfação de clientes | nº de devolução/nº de clientes |
Produtividade | toneladas/hora |
Custo | dólar/tonelada |
5. Critérios de performance:
- Eficácia:
Significa realizar as coisas certas, pontualmente e com os requisitos de qualidade especificados. A eficácia está na saída do processo. A sua medida é igual a : output obtido / output esperado
Fizemos aquilo que nos propusemos a fazer? - Eficiência:
A eficiência é medida na entrada do processo. Refere-se a consumo de recursos.
Quantos recursos consumimos em relação ao que propusemos a consumir? - Qualidade
Fizemos as coisas que nos propusemos, tão bem quanto deveríamos? - Produtividade
- Qualidade de vida no trabalho
- Inovação
- Lucratividade ( para centros de lucro ), orçamento ( para centros de custo )
6. Tipos de indicadores
Os processos em uma empresa podem ser classificados em dois níveis:
- Processos interfuncionais: são decorrentes de objetivos corporativos. Esses processos não estão ligados a uma determinada área funcional da empresa apenas. Exemplos: melhoria de comunicação, desenvolvimento de novos produtos, padronização, reconhecimento e participação de empregados, etc.
- Processos funcionais: correspondem às atividades principais de um órgão. A estruturação de uma empresa com base nesses processos facilita o gerenciamento diário. Exemplos: compras, vendas, manutenção, operação, etc.
Implantação
1. Passos para implantação:
- Definir o público alvo.
- O que ele necessita? Há indicadores para avaliar a empresa como um todo e há indicadores que apenas avaliam o desempenho de determinado órgão.
- Defina os indicadores. Atenção:
- Pontos relevantes no atendimento ao cliente
- Pontos onde o produto/serviço muda de mãos - Defina a frequência de elaboração e o formato dos relatórios.
- Estabeleça para cada um deles uma situação aceitável, desejada, ideal ("benchmarking"). O cliente é quem deve definir.
- Compare com a situação real, encontrada, atual.
- Divulgue os indicadores
- Descubra as causas da diferença
- Identifique as soluções que eliminem estas causas
- Forme uma equipe que fará a melhoria, estabeleça um cronograma e um método de ação.
- Melhore seu processo
- Confirme que o problema foi solucionado
- Revise os procedimentos documentados
- Treine todo o pessoal no novo método.
- Estabeleça os controles necessários
2. Responsabilidades dos funcionários
- Fazer o trabalho em tempo, dentro da especificação de qualidade, com a quantidade certa de recursos.
- Melhorar continuamente a performance do indivíduo, do grupo, da organização e dos sistemas.
3. Indicadores e melhorias
Para que o sistema de medição sirva de impulso para a melhoria, ele deve ser compreendido e aceito pelos usuários do sistema. Uma maneira de aumentar a compreensão e aceitação é envolver os usuários no seu desenvolvimento. A medição serve como "feed-back" para permitir que as pessoas saibam como estão-se desempenhando. Desta forma, a medição é um componente importante do processo de motivação.
4. Seleção de indicadores:
Incluir:
- Clientes
- Desempenho de produtos e serviços
- Operações e desempenhos internos, abrangendo processos do negócio, serviços de apoio
- Desempenho de fornecedores
- Aspectos financeiros e de custo
Normalmente a seleção é iniciada pelos indicadores de custo. Depois temos qualidade, produtividade/tempo e inovação.
5. Estabelecimento de padrões:
- É necessário estabelecer padrões para avaliar os indicadores. Na fase de implantação pode haver dificuldade em obter esses padrões. Sugerimos uma sequência que deve ser perseguida até atingir o último tópico.
- Comparar seus índices com:
- Dados históricos ( dos últimos três anos );
- Dados de empresas do mesmo ramo
- Dados dos concorrentes
- Dados dos melhores especialistas no assunto ( "benchmarking" )
6. Uso de indicadores:
Os indicadores existem para serem avaliados. Ações corretivas devem ser tomadas para atingir as metas. Recomendações devem ser feitas para atingir novos padrões. O uso dos indicadores pode também ser otimizado:
- Análise crítica e atualização;
- Redução do ciclo de tempo desde a coleta de dados até a análise crítica e implementação das ações corretivas/recomendações;
- Acesso dos indicadores a todos que dele necessitam;
- Integração dos dados com o planos de melhoria.
- Os indicadores, em geral, estão relacionados aos registros da qualidade.
7. Indicadores funcionais X indicadores interfuncionais
Antes de estabelecer os indicadores funcionais deve ser feita uma análise crítica do processo, para confirmar sua validade, para confirmar que agrega valor à organização. Esses indicadores devem estar relacionados à expectativa de seus clientes, internos ou externos. É recomendável fazer primeiro o fluxograma das atividades do órgão.
A seleção de indicadores corporativos ou interfuncionais implica primeiramente em uma visão global dos assuntos estratégicos da empresa. Dizem respeito a todos os envolvidos: clientes, funcionários, fornecedores, acionistas e sociedade como um todo. Esses indicadores ficam melhor definidos quando a empresa adota a metodologia de planejamento estratégico.
8. Barreiras à Implantação
1. A medição é ameaçadora: as pessoas em geral não temem a medição, elas até gostam do "feedback". O que elas temem é o mau uso dos dados gerados. Medição não é só controle. É a constatação da implantação de melhorias.
2. Exatidão da medição: nem sempre a precisão é essencial. É melhor ter alguma medição, mesmo não tão precisa, do que não ter nenhuma.
3. Enfoque em um único indicador: o piloto não dirige o avião olhando para apenas um instrumento.
4. Ênfase excessiva na produtividade da mão de obra.
5. Medidas subjetivas não são confiáveis: medição não objetiva não significa medição não confiável.
6. Os padrões funcionam como teto para a performance.
parabéns pela matéria sobre indicadores postada no blog,me ajudou muito com um trabalho com este tema que precisei fazer para a disciplina de qualidade aqui na fatec de Sorocaba!
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