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sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES


A alavancagem da indústria japonesa na segunda metade do século passado fez com que as tradicionais indústrias americanas perdessem seu posto de liderança. Diante deste cenário deu-se inicio uma intensa análise dos motivos pelos quais a indústria americana perdera sua liderança. (CORRÊA, 2005)




Uma destas análises teve o foco em estratégia de operações. De acordo com Skinner era necessário mudar o modo com que a área de produção era vista, devendo ser encarada como uma área de grande potencial para a obtenção de vantagem competitiva. Os motivos pelos quais Skinner acreditava que a produção deveria ser vista da maneira supracitada são: as operações requerem um grande investimento das organizações, as decisões requerem tempo para que tenham seus efeitos surtidos,há um grande custo e dificuldade na modificação da estratégia quando implementada, tem um grande impacto na competitividade a longo prazo.(Skinner, 1969)




“Uma estratégia de produção é um conjunto de metas, políticas e restrições auto-impostas que descrevem como a organização planeja dirigir e desenvolver todos os recursos investidos na produção para melhor cumprir (e possivelmente redefinir) sua missão.” (HAYES, 2008)


‘“É o padrão global de decisões e ações que posicionam a organização em seu ambiente e tem o objetivo de fazê-la atingir seus objetivos em longo prazo”. (SLACK, 2008)


O atual ambiente de negócios caracteriza-se por uma intensa competição e instabilidade. Isto é resultado, principalmente, da estrutura que compõe “Nova Economia Mundial” – globalização, tecnologia avançada e parceria de redes para produção de conhecimento e informação.


Diante deste panorama todas as indústrias necessitam de uma nova visão estratégica para a manutenção e crescimento de sua competitividade. Neste contexto a estratégia de operações tem um papel que se desenvolvido ao estado de excelência virá ser proeminente no sucesso corporativo.


Tendo a diferenciação como objetivo principal, a estratégia de operações especifica como a empresa vai implementar e manter a forma escolhida para se diferenciar da concorrência.Isto fará com que os recursos sejam direcionados para aquilo que trará vantagem competitiva para a organização.


A meta de uma estratégia de operações é a mesma que uma estratégia militar- ascender sobre os adversários. Portanto a estratégia de operações estabelece objetivos, determina a direção e desenvolve e implementa planos.


Uma estratégia de operações direciona os recursos para alguns objetivos reduzindo sua disponibilidade para outros. Por exemplo, a prioridade baixo custo na maioria das vezes é incompatível com velocidade de entrega, flexibilidade e qualidade. Por este motivo deve-se realizar trade-offs para a conquista da vantagem competitiva.


A estratégia de operações pode ser classificada como uma estratégia funcional, dependente de uma estratégia de negócios que por sua vez depende da estratégia corporativa, ou, quando a organização não possui diversos negócios ela tem como base diretamente a estratégia corporativa.


Há ainda a abordagem que leva em consideração a experiência cotidiana de cada função. Esta se inicia no ponto em que a perspectiva top-down termina, proporcionando a filosofia de melhoria continua que levam em consideração as idéias dos níveis operacionais..
Independente se a estratégia é corporativa, de negócio ou operacional, ela deve ter como base os valores da empresa. Eles devem existir serem divulgados e duráveis porque estabelecem o contexto em que as decisões são tomadas e ajudam a unificar as várias estratégias. Quanto mais coerentes forem os valores de uma empresa mais consistentes serão suas estratégias.

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