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domingo, 1 de abril de 2012

TPM(MPT), 4 PILAR: EDUCAÇÃO E TREINAMENTO




Pilar cujo objetivo é desenvolver novas habilidades e
conhecimentos para o pessoal da manutenção e da produção.
De acordo com a filosofia TPM, “habilidade é o poder de agir de forma correta e automática (sem pensar), com base em conhecimentos adquiridos sobre todos os fenômenos e utilizá-los durante um grande período”.
É fundamental a capacitação do operador, através de cursos e palestras, para que ele possa conduzir a manutenção sem receio de cometer erros. Como a TPM é assentada no homem e dele depende para a obtenção de resultados efetivos, o treinamento é um investimento em que não se deve economizar, pois o retorno é garantido.


As habilidades são classificadas em 5 fases:


1. Não sabe: falta de conhecimento. Não há compreensão de princípios e regras do trabalho e do equipamento.
2. Conhece a teoria: falta de treinamento. Conhece os princípios e regras do trabalho e equipamento, mas não consegue praticá-los.
3. Consegue até certo ponto: age na prática, mas o desempenho é dispersivo e não possui reprodutividade. A causa é a falta de treinamento.
4. Consegue com segurança: aprendeu fazendo, o grupo já aprendeu perfeitamente.
5. Consegue ensinar os outros: domínio perfeito. A habilidade está totalmente dominada, consegue explicar os porquês.


Habilidades solicitadas aos operadores:


- Identificar e aprimorar fontes de “fuguai” (pequenos defeitos);
- Entender as funções e mecanismos do equipamento e encontrar causas do problema;
- Entender a relação entre equipamento e qualidade do produto;- Conseguir consertá-lo;
- Desenvolver Kaizen individual de temas do trabalho.Habilidades solicitadas ao pessoal de manutenção:
- Instruir a correta operação e manutenção diária do equipamento;
- Saber se o funcionamento do equipamento está normal ou não;
- Analisar causas de anormalidade e implantar métodos de restauração corretos;
- Aumentar confiabilidade do equipamento e das peças;
- Atingir objetivos econômicos dessas atividades.


Quanto mais sofisticado o equipamento e maior seu grau de automação, atividades como segurança e racionalização na utilização de energia tornam-se mais oportunas. São necessários educação e treinamento para abordagem destes temas.


As atividades de educação e treinamento são parte de seis etapas:


1. Definir políticas básicas de educação e treinamento;
2. Treinamento para adquirir habilidades de operação e manutenção;
3. Aprimoramento das habilidades de operação e manutenção;
4. Estabelecimento e início do desenvolvimento e treinamento de habilidades;
5. Consolidação do ambiente de desenvolvimento voluntário;
6. Avaliação das atividades e estudo de abordagem futura.


Não se deve esquecer que a motivação é um fator importante no treinamento e na promoção dos indivíduos.

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