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segunda-feira, 2 de abril de 2012

TPM(MPT), 5 PILAR: MANUTENÇÃO DA QUALIDADE




A Manutenção da Qualidade (Hinshitsu Hozen) compreende atividades que se destinam a definir condições do equipamento que excluam defeitos de qualidade, com base no conceito de manutenção do equipamento em perfeitas condições para que possa ser mantida a perfeita qualidade dos produtos processados. As condições são verificadas e medidas regularmente, para que se constate se os valores medidos se encontram dentro dos valores padrão para prevenir defeitos. A alteração de valores medidos é observada 
para prever as possibilidades de ocorrência de defeitos e para que se possam tomar medidas de combate antecipadamente.
A manutenção da qualidade do produto e a garantia da sua homogeneidade têm se tornado importantes tarefas das atividades de produção. O trabalho no equipamento é um dos pontos centrais da produção, pois as condições das máquinas afetam significativamente a garantia da qualidade. Desta forma, a idéia básica é assegurar a continuidade e o aprimoramento de um alto nível de qualidade através da manutenção efetiva dos equipamentos.
Mão-de-obra, máquinas, material e métodos são os chamados “quatro Ms” que incidem diretamente sobre a qualidade, sendo o objetivo básico a sua transformação em condições ideais, aprimorando-se a qualidade até que se estabilize um nível alto. A partir daí, o gerenciamento da Manutenção da Qualidade consiste no acompanhamento do trabalho e inspeção dos padrões que mantêm as condições ideais definidas.


Condições preliminares para a Manutenção da Qualidade.


1. Eliminação da deterioração forçada;
2. Conhecimento do equipamento por todos os funcionários;
3. Zero falhas no equipamento;
4. Projeto de Manutenção de novos produtos e equipamentos.


Dez etapas para a Manutenção da Qualidade:


1. Confirmação do estado atual: obter  pontos de referência e metas para a manutenção da qualidade. 


Quatro pontos principais devem ser confirmados nesta etapa:


a) Padrões de qualidade e valores característicos;
b) Fluxograma do processo da unidade para a construção da qualidade;
c) Pesquisa e estratificação das condições de  defeitos de qualidade e fenômenos;
d) Estabelecer metas e preparar o programa de implementação das atividades;


2. Pesquisa dos processos que geram defeitos e obstruem a qualidade;
3. Pesquisa e análise das condições da fábrica: quais materiais, equipamentos, energia, métodos ou verificações eliminam defeitos, examinando-se desenhos, padrões, linhas e produtos, usando-se as condições de 4 Ms. Essas condições são julgadas e os pontos defeituosos são extraídos, caso as condições não atendam os padrões;
4. Estudar medidas de combate de “Fuguais”: os pontos de fuguai das condições da etapa 3 são
relacionados para cada processo da unidade para um estudo das medidas de combate. Se as medidas antifuguai puderem ser tomadas imediatamente, as pessoas encarregadas delas são selecionadas para implantar o Kaizen;
5. Analisar as condições para produtos não defeituosos que não estão confirmadas: se as medidas adotadas na etapa 4 não podem ocorrer, analisa-se a lista de defeitos através de outras técnicas tais como a Análise PM;
6.  Melhorar Kaizen de defeitos: implanta-se o Kaizen através das medidas de combate ao fuguai na etapa 5. Os resultados devem ser avaliados à um determinado tempo, verificando se as características de qualidade definidas foram satisfeitas;
7.  Definir as condições da fábrica: as condições e padrões que impedem os defeitos da fábrica obtidos na etapa 3 são novamente examinados;
8. Aprimorar método de verificação: as condições da fábrica definidas na etapa 7 devem ser tomadas e inspecionadas;
9. Decidir o valor do padrão de verificação;
10. Revisar o padrão: determinar se as condições de cada um dos padrões que evitam defeitos estão sendo mantidas.

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