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sexta-feira, 30 de março de 2012

TPM(MPT), 2 PILAR: MANUTENÇÃO PLANEJADA




Filosofia da Manutenção Planejada:


Conscientização das perdas decorrentes das falhas de equipamentos e as mudanças de mentalidade das divisões de produção e manutenção, minimizando as falhas e defeitos com o mínimo custo.


Funções da Produção e Manutenção:


Produção:
- Observação das condições básicas do equipamento (limpeza e lubrificação).
- Manutenção das condições operacionais.
- Restauração das deteriorações através da inspeção e descobertas precoces.
- Aprimoramento dos conhecimentos de operação dos equipamentos.


Manutenção:
- Fornecimento de apoio técnico as atividades de MA desenvolvidas pela produção.
- Não omitir e garantir a restauração de deteriorações através de procedimentos de inspeção, verificação e desmontagem.
- Descobrimento de falhas de projeto e esclarecimento das condições operacionais.
- Aprimoramento dos conhecimentos de manutenção.


Etapas da Manutenção Planejada:


Etapa 1 - Avaliação do equipamento e levantamento da situação atual:


Nesta etapa deve-se avaliar o equipamento através de um inventário e registrar os resultados desta avaliação em um cadastro.O valor efetivo do equipamento é caracterizado pelo estado de conservação da máquina e pela sua eficiência.
Como última providência nesta etapa, deve-se estabelecer as metas pretendidas pela manutenção e verificar o seu cumprimento.


Etapa 2 - Reparo das deteriorações e melhorias dos pontos deficientes:


 Reparo das deteriorações;
 Cumprimento das condições básicas;
 Eliminar ambientes que provocam deterioração forçada.


Etapa 3: Estruturação do controle de informações e de dados:


O cadastro é informatizado e é iniciado com as informações obtidas através das impressões de avaliação, a partir do inventário.  Toda atividade de inspeção, lubrificação, manutenção, etc., deve ser registrada.  A partir  destas informações serão estabelecidas as paradas para manutenção planejada. 


Ordens de serviços:


Documentos através dos quais são requisitados os trabalhos de manutenção econstam informações necessárias à realização eficaz do serviço. 


Etapa 4: Estruturação da Manutenção Preventiva:


Generalidades da Manutenção Preventiva:
Tal tipo de manutenção é conhecido como "parada para manutenção" ou "overhaul". É sabido, que um componente defeituoso, dá origem ao  fenômeno de “avalanche”, ou seja, no momento que um deles apresenta uma irregularidade oudefeito, as conseqüências são levadas a outros componentes que também passam a apresentar defeitos, que por sua vez passam a outros e o equipamento sofre um processo 
rápido de degradação. Por este motivo procura se antecipar as avarias dos componentes,recebendo o nome de manutenção preventiva.
Deve-se criar uma comissão para realizar a implantação do sistema, e deste grupo devem fazer parte: planejadores de produção,  engenheiros industriais e engenheiros de fábrica.
De um ponto  de vista restrito, a manutenção preventiva é vista como uma inspeção sistemática e programada, que compreende: limpeza, lubrificação e serviços necessários para manter equipamentos e prédios em condição de funcionamento.


O Programa de Manutenção Preventiva:


 Formulários de procedimento
 Listas de verificação:
 Mecânica
 Lubrificação
 Instrumentação
 Elétrica
 Tubulações
 Lubrificação
 Ordens de serviços
 Registro de equipamentos
 Implantação do programa


O Comitê de Conservação do Equipamento Industrial elaborou um roteiro para a realização eficiente da conservação do equipamento, quando da passagem de manutenção corretiva para preventiva. Os passos visam integrar e facilitar a conservação do equipamento.


1º Passo - Intensificação da limpeza
2º Passo - Supervisão contínua sem plano de fábrica
3º Passo - Introdução dos serviços de lubrificação 
4º Passo - Conservação planejada das ferramentas
5º Passo - Organização de uma seção de consertos 
6º Passo - Inclusão dos trabalhos de manutenção nos trabalhos de conserto
7º Passo - Manutenção preventiva das máquinas
8º Passo - Refinamento da supervisão e análise critica dos reparos


Etapa 5: Estruturação da Manutenção Preditiva:


Generalidades da Manutenção Preditiva:
A manutenção pode ser subdividida em três  níveis distintos. O nível I e o consiste em manter o equipamento funcionando. O nível II é a clássica manutenção preventiva. O nível III consiste na manutenção preditiva.


Etapa 6: Avaliação da Manutenção Planejada:


Deve-se avaliar todas as etapas anteriores.
 Avaliação do aumento da confiabilidade
 Avaliação da mantenabilidade
 Avaliação da redução de custos de manutenção.
Custos da Manutenção:


Para manter o controle sobre as despesas com manutenção e obtenção deinformações eficazes, pode-se classificar os custos referentes a manutenção diária (limpeza e ajustes, etc..), inspeção de equipamentos (irregularidades ou adequações do equipamento), reparos e correções, manutenção preventiva e manutenção corretiva.Para se obter redução dos custos da manutenção observa-se os seguintes
pontos:


 Estabelecer novo ciclo de inspeções/verificações, reduzindo as atividades da manutenção.
 Gastos com lubrificantes.
 Eliminação de tempo ocioso e perdas por transporte causadas por controles inadequados de reparos e de peças.
 Aprimoramento da restauração de irregularidades.
 Revisão dos sobressalentes, redução e adequação das peças em 
estoque.
 Algumas peças podem ser desnecessárias ou substituídas por mais 
baratas.
 Reciclagem de equipamentos e peças não utilizados, intercâmbio 
interno de informações.
 Reduzir desperdício de energia.
 Eliminação de perdas em equipamentos

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