sexta-feira, 30 de março de 2012
TPM(MPT), 2 PILAR: MANUTENÇÃO PLANEJADA
Filosofia da Manutenção Planejada:
Conscientização das perdas decorrentes das falhas de equipamentos e as mudanças de mentalidade das divisões de produção e manutenção, minimizando as falhas e defeitos com o mínimo custo.
Funções da Produção e Manutenção:
Produção:
- Observação das condições básicas do equipamento (limpeza e lubrificação).
- Manutenção das condições operacionais.
- Restauração das deteriorações através da inspeção e descobertas precoces.
- Aprimoramento dos conhecimentos de operação dos equipamentos.
Manutenção:
- Fornecimento de apoio técnico as atividades de MA desenvolvidas pela produção.
- Não omitir e garantir a restauração de deteriorações através de procedimentos de inspeção, verificação e desmontagem.
- Descobrimento de falhas de projeto e esclarecimento das condições operacionais.
- Aprimoramento dos conhecimentos de manutenção.
Etapas da Manutenção Planejada:
Etapa 1 - Avaliação do equipamento e levantamento da situação atual:
Nesta etapa deve-se avaliar o equipamento através de um inventário e registrar os resultados desta avaliação em um cadastro.O valor efetivo do equipamento é caracterizado pelo estado de conservação da máquina e pela sua eficiência.
Como última providência nesta etapa, deve-se estabelecer as metas pretendidas pela manutenção e verificar o seu cumprimento.
Etapa 2 - Reparo das deteriorações e melhorias dos pontos deficientes:
Reparo das deteriorações;
Cumprimento das condições básicas;
Eliminar ambientes que provocam deterioração forçada.
Etapa 3: Estruturação do controle de informações e de dados:
O cadastro é informatizado e é iniciado com as informações obtidas através das impressões de avaliação, a partir do inventário. Toda atividade de inspeção, lubrificação, manutenção, etc., deve ser registrada. A partir destas informações serão estabelecidas as paradas para manutenção planejada.
Ordens de serviços:
Documentos através dos quais são requisitados os trabalhos de manutenção econstam informações necessárias à realização eficaz do serviço.
Etapa 4: Estruturação da Manutenção Preventiva:
Generalidades da Manutenção Preventiva:
Tal tipo de manutenção é conhecido como "parada para manutenção" ou "overhaul". É sabido, que um componente defeituoso, dá origem ao fenômeno de “avalanche”, ou seja, no momento que um deles apresenta uma irregularidade oudefeito, as conseqüências são levadas a outros componentes que também passam a apresentar defeitos, que por sua vez passam a outros e o equipamento sofre um processo
rápido de degradação. Por este motivo procura se antecipar as avarias dos componentes,recebendo o nome de manutenção preventiva.
Deve-se criar uma comissão para realizar a implantação do sistema, e deste grupo devem fazer parte: planejadores de produção, engenheiros industriais e engenheiros de fábrica.
De um ponto de vista restrito, a manutenção preventiva é vista como uma inspeção sistemática e programada, que compreende: limpeza, lubrificação e serviços necessários para manter equipamentos e prédios em condição de funcionamento.
O Programa de Manutenção Preventiva:
Formulários de procedimento
Listas de verificação:
Mecânica
Lubrificação
Instrumentação
Elétrica
Tubulações
Lubrificação
Ordens de serviços
Registro de equipamentos
Implantação do programa
O Comitê de Conservação do Equipamento Industrial elaborou um roteiro para a realização eficiente da conservação do equipamento, quando da passagem de manutenção corretiva para preventiva. Os passos visam integrar e facilitar a conservação do equipamento.
1º Passo - Intensificação da limpeza
2º Passo - Supervisão contínua sem plano de fábrica
3º Passo - Introdução dos serviços de lubrificação
4º Passo - Conservação planejada das ferramentas
5º Passo - Organização de uma seção de consertos
6º Passo - Inclusão dos trabalhos de manutenção nos trabalhos de conserto
7º Passo - Manutenção preventiva das máquinas
8º Passo - Refinamento da supervisão e análise critica dos reparos
Etapa 5: Estruturação da Manutenção Preditiva:
Generalidades da Manutenção Preditiva:
A manutenção pode ser subdividida em três níveis distintos. O nível I e o consiste em manter o equipamento funcionando. O nível II é a clássica manutenção preventiva. O nível III consiste na manutenção preditiva.
Etapa 6: Avaliação da Manutenção Planejada:
Deve-se avaliar todas as etapas anteriores.
Avaliação do aumento da confiabilidade
Avaliação da mantenabilidade
Avaliação da redução de custos de manutenção.
Custos da Manutenção:
Para manter o controle sobre as despesas com manutenção e obtenção deinformações eficazes, pode-se classificar os custos referentes a manutenção diária (limpeza e ajustes, etc..), inspeção de equipamentos (irregularidades ou adequações do equipamento), reparos e correções, manutenção preventiva e manutenção corretiva.Para se obter redução dos custos da manutenção observa-se os seguintes
pontos:
Estabelecer novo ciclo de inspeções/verificações, reduzindo as atividades da manutenção.
Gastos com lubrificantes.
Eliminação de tempo ocioso e perdas por transporte causadas por controles inadequados de reparos e de peças.
Aprimoramento da restauração de irregularidades.
Revisão dos sobressalentes, redução e adequação das peças em
estoque.
Algumas peças podem ser desnecessárias ou substituídas por mais
baratas.
Reciclagem de equipamentos e peças não utilizados, intercâmbio
interno de informações.
Reduzir desperdício de energia.
Eliminação de perdas em equipamentos
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