Assim o benchmarking surgiu como uma necessidade de informações e desejos de aprender depressa, como corrigir um problema empresarial.
DEFINIÇÃO:
Benchmarking é um processo de pesquisa,continuo e sistemático, onde o administrador realiza comparações de processos e práticas de suas empresas com os de organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas administrativas, para avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho, com o propósito de melhoramento organizacional, procurando a superioridade competitiva.A técnica do benchmarking visa portanto, o desenvolvimento de estudos que comparem o desempenho com a concorrencia e com referências de excelência, objetivando atingir uma posição de liderança em qualidade.
PRINCÍPIOS:
O benchmarking é fundamental porque nos permite vislumbrar oportunidades e também ameaças competitivas.Isto constitui um atalho seguro para a excelência, pois utiliza todo o trabalho intelectual acumulado por outras organizações e evita erros e armadilhas pelo caminho.
APLICAÇÃO:
Na aplicação do benchmarking, como todo processo, é preciso respeitar e seguir algumas regras e procedimentos para que os objetivos sejam alcançados e exista uma constante melhoria do mesmo.
IMPLANTAÇÃO:
Deve-se avaliar os seguintes fatores: ramo, objetivo, amplitude, diferença organizacional e custos antes da definição ou aplicação do melhor método pois as necessidades de cada empresa devem ser avaliadas antes da aplicação do processo.
IMPLEMENTAÇÃO:
A semelhança da pesquisa cientifica, o benchmarking vem acompanhado de um conjunto de objetivos e regras definidos para coleta e análise de dados.Dessa forma a sequência de implementação é acompanhada das fase abaixo:
- Coleta de dados internos
- Coleta de dados externos
- Análise das informações do benchmarking
- Implementação de um plano de ação
- Benchmarking interno
- Benchmarking competitivo
- Benchmarking por processo genérico
- Benchmarking funcional
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