Pages

Subscribe:

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

BENCHMARKING

A competitividade mundial aumentou muito acentuadamente nas ultimas décadas, obrigando as empresas a um contínuo aprimoramento de seus processos, produtos e serviços, visando oferecer alta qualidade com baixo custo.Na maioria das vezes o aprimoramento exigido,sobretudo pelos clientes dos processos,produtos e serviços,ultrapassa a capacidade das pessoas envolvidas, por estarem elas presas aos seus próprios paradigmas.
Assim o benchmarking surgiu como uma necessidade de informações e desejos de aprender depressa, como corrigir um problema empresarial.



DEFINIÇÃO:

Benchmarking é um processo de pesquisa,continuo e sistemático, onde o administrador realiza comparações de processos e práticas de suas empresas com os de organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas administrativas, para avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho, com o propósito de melhoramento organizacional, procurando a superioridade competitiva.A técnica do benchmarking visa portanto, o desenvolvimento de estudos que comparem o desempenho com a concorrencia e com referências de excelência, objetivando atingir uma posição de liderança em qualidade.

PRINCÍPIOS:

O benchmarking é fundamental porque nos permite vislumbrar oportunidades e também ameaças competitivas.Isto constitui um atalho seguro para a excelência, pois utiliza todo o trabalho intelectual acumulado por outras organizações e evita erros e armadilhas pelo caminho.

APLICAÇÃO:

Na aplicação do benchmarking, como todo processo, é preciso respeitar e seguir algumas regras e procedimentos para que os objetivos sejam alcançados e exista uma constante melhoria do mesmo.

IMPLANTAÇÃO:

Deve-se avaliar os seguintes fatores: ramo, objetivo, amplitude, diferença organizacional e custos antes da definição ou aplicação do melhor método pois as necessidades de cada empresa devem ser avaliadas antes da  aplicação do processo.

IMPLEMENTAÇÃO:

A semelhança da pesquisa cientifica, o benchmarking vem acompanhado de um conjunto de objetivos e regras definidos para coleta e análise de dados.Dessa forma a sequência de implementação é acompanhada das fase abaixo:
  1. Coleta de dados internos
  2. Coleta de dados externos
  3. Análise das informações do benchmarking
  4. Implementação de um plano de ação
TIPOS DE BENCHMARKING:

  • Benchmarking interno
  • Benchmarking competitivo
  • Benchmarking por processo genérico
  • Benchmarking funcional

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários serão moderados.