O NGT (Nominal Group Technique) tem sua didática parecida com o GUT (Gravidade, Urgência e Tendência), porém este permite que um grupo de pessoas atinja rapidamente um consenso sobre a importância relativa de um determinado assunto, problema e sua solução, pela definição de prioridades individual, resultando na prioridade final da equipe.
Como aplicar o NGT
- Primeiramente devemos ter claro o comprometimento de uma equipe através de sua efetiva participação com o projeto;
- Liberdade de opinião durante as reuniões de análise, onde cada participante da equipe possa valorizar assuntos sem a pressão de outros participantes.
- Consenso é palavra chave para que esta equipe discuta as causas mais importantes.
Como realizar o NGT
- Inicialmente devemos criar uma lista de assuntos, problemas ou soluções a serem priorizados, pode-se utilizar uma sessão de brainstorming para a elaboração desta lista;
- Realize o registro de todas as declarações durante estas reuniões;
- Elimine as duplicidades e ou esclareça os significados das declarações. Alterações só devem ser realizadas conforme a permissão de todos os participantes;
- Analisar o problema registrando o mesmo para gerar um histórico do estudo, considerando sua consistência, como no exemplo abaixo.
Exemplo
Porque as vendas estão baixas?
- a- Falta de treinamento;
- b- Rotatividade de pessoal;
- c- Falta de colaboração entre setores;
- d- Procedimento errado;
- e- Método de Marketing.
Dica: Use letras ao invés de números para identificar cada declaração de modo que os membros da equipe não se confundam no processo de priorização.
Cada membro desta equipe registra a letras correspondentes em uma folha ordenando por prioridades.
Exemplo: Um membro poderia priorizar as opções na sua folha conforme a sua própria avaliação.
- A= 4
- B= 5
- C= 3
- D= 1
- E= 2
Neste exemplo, foi atribuído o valor 5 para o ponto mais importante e o 1 para o menos importante conforme avaliação do participante.
Agora valor combinar as avaliações de todos os participantes em uma tabela central para que possamos priorizar ações sobre o item mais crítico conforme resultado.
Neste caso a rotatividade de pessoal seria a prioridade mais alta, então a equipe deve direcionar o trabalho sobre este assunto, e claro, os demais que foram identificados como menos crítico devem ser avaliado considerando sua urgência e dependendo sua tendência de nova ocorrência.
O mais importante no uso do NGT é a liberdade de opinião sobre um determinado assunto, onde podemos classificar de forma objetiva o item mais relevante, gerando ganho de tempo na tomada de decisões.
Para isso aplique o NGT melhorando a comunicação de sua equipe e claro, a participação de todos em função de um objetivo auxilia na formação de uma solução mais eficiente.
Gostou deste artigo? deixe seu comentário no formulário abaixo e indique um tema para o próximo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários serão moderados.