Texto de Ligia Velozo Crispino
A comunicação é um ato diário e constante, que faz a diferença entre o sucesso e o fracasso de
relações profissionais, pessoais e familiares. No entanto, muitas pessoas preferem transferir o
problema ao leitor ou interlocutor, afirmando que ele não é capaz de entender a sua mensagem.
Nunca param para analisar que a limitação pode estar na maneira como se expressam.
Para eliminar essa barreira comportamental rumo ao sucesso na comunicação, temos de deixar de lado a
postura egoísta que registramos na infância. Ainda bebês, mesmo com muita dificuldade, limitações e
erros, nossos pais e familiares conseguem nos entender, passando a falsa imagem de que é fácil sermos
entendidos e não há necessidade de nos esforçarmos.
No mundo corporativo, há anos já não existe mais a figura da secretária de departamento responsável
pela elaboração e revisão de comunicados, apresentações e relatórios. Na era do conhecimento e da
internet, em que qualquer funcionário escreve e-mails para toda a empresa, fornecedores e clientes, e
não raro escreve em nome da empresa, a exigência da comunicação eficiente em português tornou-se
fundamental.
O e-mail se consolidou como uma ferramenta de comunicação corporativa, mas também é um
documento que, na maioria das empresas, ficará arquivado por muito tempo, um registro de erros. Por
isso, é preciso que as pessoas dediquem uma especial atenção a essa modalidade de interação.
Domínio
Por isso, a segunda e a mais importante barreira é o bom domínio do português,
que envolve:
VOCABULÁRIO - Pesquisas, como a realizada pela Johnson O'Connor Research Foundation, Paul Nation e
Harvard Business School, revelam que a ascensão profissional nos Estados Unidos está diretamente
ligada à quantidade de vocabulário que o profissional domina.
A quantidade mostra-se uma qualidade: quanto mais palavras houver em seu repertório, mais apto o
profissional estará para desempenhar um cargo hierarquicamente superior, uma vez que sua
comunicação será mais segura e desenvolta. Uma das principais competências de quem exerce posição
de liderança é uma ótima comunicação.
GRAMÁTICA - É o meio pelo qual estruturamos nossos pensamentos. É o conjunto de regras que permite
a relação harmônica e coerente entre as palavras.
ORTOGRAFIA - Mesmo com o corretor ortográfico, há erros que não são detectados. Não confie
cegamente em corretores eletrônicos. A ortografia é um dos componentes mais desafiadores da
comunicação escrita em português. 2
PONTUAÇÃO - Responsável pela clareza dos textos. Se não for utilizada corretamente, haverá,
fatalmente, problemas de compreensão.
ACENTUAÇÃO - Erros também podem ser detectados pelo corretor, mas, além de ele não ser totalmente
confiável, é necessário ter uma versão atualizada, por conta das novas regras da reforma ortográfica.
Muitas delas são relacionadas a regras de acentuação.
Os erros de linguagem se enquadram em duas esferas: forma e conteúdo. O conteúdo abrange questões
de qualidade do texto, como a escolha das palavras (que devem ser adequadas ao público e ao objetivo
do texto), coerência, coesão, clareza e objetividade. Já a forma diz respeito à ortografia e a uma
pontuação que facilite a leitura e o entendimento do texto, ou seja, que facilite a comunicação.
Tom
Na comunicação escrita, as pessoas que leem a mensagem poderão dar a entonação que quiserem. Tudo
dependerá de seu humor no momento da leitura e também do relacionamento que se tem com o
responsável pela redação do texto. Como não há um contato visual, não há como explicar uma frase
ambígua, esclarecer dúvidas.
A imprecisão de mensagens pode gerar retrabalho, uma vez que serão necessárias várias trocas de emails para buscar esclarecimentos, o que pode afetar a produtividade. Sem falar em questões maiores,
como prejuízos sérios para a imagem das marcas.
Mudança
As empresas estão, cada vez mais, buscando aperfeiçoar e integrar suas equipes através de
treinamentos. Porém, os profissionais precisam atentar para o fato de que são eles os responsáveis por
seu aprimoramento e empregabilidade.
Há problemas clássicos de língua portuguesa que prejudicam a comunicação de um profissional dentro
da empresa, que estão enumerados nestas páginas como os 7 pecados da escrita corporativa.
A língua é viva e está em constante mudança. Estudar português é um eterno desafio. Metade das suas
chances de conseguir uma promoção ou de ser o escolhido em um processo seletivo está concentrada
nas habilidades comunicativas que você possui, daí a importância de desenvolvê-las.
Você está buscando a excelência na comunicação? Se não estiver, aproveite o início do ano para definir
quais ações colocará em prática em 2010. Boa sorte
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Comentários serão moderados.